Em 1920, o rico empresário Henrique Lage, neto de Antonio Martins Lage, consegue comprar novamente a antiga propriedade de sua família.

Henrique Lage era um empresário muito rico e amante das artes, tendo se casado com uma cantora lírica italiana, chamada Gabriela Beanzoni. No local da chácara, em 1927 decidiu erguer um palacete com inspiração romana, seguindo o gosto da artista. Existem divergência entre as datas de início da construção. Enquanto uma fonte consultada afirma ser o projeto de 1920, outra afirma que o projeto é de 1927.

A imponente construção que marca o local, se encontra como foi construída por Henrique Lage, sendo hoje mais conhecida como Palacete do Parque Lage. Em outra página desta sequência sobre o parque, voce pode ver fotos e mais detalhes sobre a construção e estilo arquitetônico.

Na mesma época da construção, o projeto paisagistico da metade do século 19 foi modificado em parte, principalmente em frente ao palacete e quanto às suas vias de entrada e saída.

A residência do casal se tornou um dos locais de maior efervecência cultural e social do Rio de Janeiro logo após a sua construção, onde no local aconteciam saraus e também festas suntuosas organizadas pela Sra. Beanzoni, tendo recebido até celebridades internacionais, como o ator Tyrone Power nos anos de 1950

A escritora e jornalista Marina Colosanti e seu irmão, o ator Arduino Colasanti, que eram sobrinhos da Gabriela Beanzoni, moraram na mansão entre 1948 até a adolescência. A escritora fez menção à este fato em uma entrevista no programa de Jô Soares.

No final da década de 1950, o proprietário Henrique Lage se encontra endividado com o Banco do Brasil, e usou a propriedade para saldar parte das dívidas. Assim o local acabou passando para o patrimônio do estado.

Apesar da história mais recente o Parque Lage tem um memórias históricas desde do séc 16. Da até mais vontade de visitar, não é mesmo? Amamos esse lugar. ❤
para-conhecer-parque-lage-rio-de-janeiro-blog-conversando-com-a-lua-dicas-de-lugares-para-visitar-brasil-rj-vista-do-parque-lage-1024x768

Comments

comments